Apagão afetou maioria dos estados do Brasil
Na manha desta terça (15), Um apagão tomou conta de Alagoas e outros estados do país, passando aproximadamente uma hora sem energia elétrica em algumas regiões do Brasil.
Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem com o apagão. Moradores de mais de 20 estados — como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — e também do Distrito Federal.
Esse apagao pegou todos de surpresa, onde foi de abrangência nacional. Houve problemas de distribuição no Norte e Nordeste e quedas de energia no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para monitorar o apagão. O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um "evento de grande porte".
— Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste.
Em Alagoas a interrupção do serviço foi confirmado pela empresa Equatorial Alagoas, responsável pela distribuição de energia. A concessionária explica que a queda é “uma ocorrência de abrangência nacional” é que houve “atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga”.
Confira abaixo a nota completa:
*Nota de Esclarecimento – Falta de energia geral*
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
*Assessoria de Imprensa – Grupo Equatorial*
Fonte: Redação
Imagem: Ilustração
0 Comentários